PROGRAMA DE FORMAÇÃO A DISTANCIA PARA PROFESSORES
ABAIXO SEGUE ALGUMAS PESGUNTAS RELACIONADAS AO ESTUDO QUE ESTAMOS REALIZANDO SOBRE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.
1) A patir da leitura realizada, o que você entende por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade? Explique.
2) No nosso dia a dia, como podemos identificar alguns sinais/sintomas?
3) Eu, professor, como posso estar auxiliando o meu aluno que possui TDAH? (pessoal).
1)É um transtorno que tem como característica falta de concentração, impulsividade e hiperatividade(às vezes diagnosticada como excesso de energia).
ResponderExcluirÉ uma consequência de um mau funcionamento neurológico. Segundo pesquisas há uma alteração metabólica no cérebro causando impulsos e inquietações. Não se descarta cargas genéticas quando casos na família.
2) Dificuldades de organização do aluno nas tarefas diárias ou na organização dos materiais;
Irritação com tarefas repetitivas ou monótonas;
Preferência por ambientes agitados:
Dificuldade de participar das discussões em grupo;
Distração ou sonolência;
Alterações rápidas de humor.
3) Tê-lo mais próximo de mim;
Criar rotinas e obedecê-las (exemplo: correção de tema ou retomar o final da aula anterior oralmente ou fazê-lo pesquisar no seu próprio caderno);
Estimulação e chamamentos constantes fazendo retomadas;
Parceria com a família.
Questionário respondido pelas professoras Clair e Santusa